terça-feira, 18 de agosto de 2009

Redações 18/08

Nº164

Título: Algumas pessoas lutam para sair das drogas e da violência

Eu vejo em reportagens em jornais e em notícias da televisão, muitas pessoas num mundo de ilusão, que é a droga e a violência. Eu acho que não é matando pessoas que se consegue uma vida melhor. Mas muitas pessoas que caíram no mundo das drogas, lutam para sair, e na violência, crianças menores de idade com armas na mão, brincando de polícia e ladrão, isso não é brincadeira, essa brincadeira, daqui há alguns anos pode se tornar realidade.
Há muita violência em todo o Brasil, nas escolas tem alguns alunos que entram armados, alunos que agridem o próprio professor. Eu nunca passei por isso e nunca quero passar na minha vida.
Algumas pessoas se arrependem do que fazem, algumas pessoas começam com um maço de cigarro e daqui a pouco já estão comprado dois, e assim vai, daqui a pouco já está na pedra de crack, na maconha, cheirando cola, e as pessoas perdem o sentido do que é viver bem com a família. Eu vejo o sofrimento de muitas famílias que perdem os filhos para as drogas ou morrem espancados por grupos de vândalos, independente de fazer isso com pessoas inocentes e trabalhadoras , como são os brasileiros, que tem paz no coração, que fala que não quer mal para a família e não deseja o mal pra ninguém. Várias famílias internam os viciados em drogas em clínicas próprias para se tratar das drogas.


Nº165

Título: A droga e a violência no Brasil

A violência no Brasil está cada dia mais presente em nossas vidas, há muitas desordens, muito roubo e o índice de mortes está aumentando, e até quando isso vai continuar? Os governos e as prefeituras deveriam investir mais na segurança. Agora, num assalto, se a pessoa reagir, morre, e a culpa é nossa, por incrível que pareça, pois vão falar que morreu, porque reagiu, mas não é bem assim, nós damos duro para conquistar o que temos, aí vem um sujeito qualquer e leva embora, então é do nosso instinto defender o que é nosso. Ainda sem falar das drogas, quantas pessoas morrem por causa dela. O viciado vai comprar a droga, depois não tem como pagar, então acaba morrendo, nem está “ligado” no outro, na droga e na violência, pois as pessoas assaltam para comprar drogas, mas não são só os bandidos, muitas pessoas de bem sofrem com isso, porque as vezes as pessoas oferecem as drogas e depois esse que aceitou pode se tornar em outro viciado, ficar dependente da droga, não tem mais dinheiro para comprar, e o caminho mais fácil para ele conseguir a droga é assaltando, praticando pequenos furtos. Então, acho que tem que investir nessa parte também, para ver se diminui o tráfico de drogas, porque um leva ao outro, a droga leva à violência.

Nº166

Título: Diga não às drogas e não à violência

Em nosso país estão existindo muitas pessoas jovens, adolescentes, evoluídos nas drogas e na violência, e isto está acabando com o país, nós não podemos deixar que isso continue, temos que acabar, porque o povo tem que viver na paz sem a violência, sem detonar todos.
Os jovens que usam drogas não conseguem viver uma vida boa, pois a droga toma conta deles e eles acabam causando a violência, como: matando amigos, crianças, mãe, pai... Vejamos como esta droga é transmissível: Quando uma pessoa usa, ela vai passando para outras pessoas também. Quando um adolescente começa usar a droga, ele não consegue mais trabalhar e nem ficar em casa, pois só quer fumar e quando acabam suas drogas, ele sai roubar, vender algo de sua casa, para tentar ganhar dinheiro para comprar a droga. Sabemos que isso é um absurdo, pois os jovens tem muitas oportunidades para se divertirem, e pode estudar, ter um futuro melhor sem praticar coisas erradas.
Isso tem que acabar, o nosso país tem que dar um jeito nisso, acabar com os bandidos, “maconheiros”, etc... Deixar a violência de lado, e viver na paz, na honestidade, e se houver uma mudança, nós vamos ver como é fácil viver junto de pessoas sinceras e honestas.
Espero que me compreendam e acabem com tudo isso, pois eu quero ver o Brasil mudado.
Não à violência e não às drogas, mas sim à felicidade.

Nº167

Título: O mundo em que vivemos

Hoje em dia estamos vivendo num mundo muito difícil. Onde vemos crianças se afundarem cada vez mais cedo. Eu por exemplo, convivo com pessoas, amigos que usam drogas e são muito viciados. A droga já tomou conta da vida deles, como por exemplo, uns amigos meus, já comentaram comigo que são dependentes de drogas. Vejo como eles ficam as vezes, quando usam, começam a rir sozinhos, ficam irritados, até mesmo dentro da sala de aula, porque não fumaram, ou não conseguiram arrumar o dinheiro para comprar o produto.
Vejo por um de meus dois amigos, que ele mesmo disse que precisa da droga, se não faz coisas erradas. Eu tenho um exemplo muito grande disso: tenho uma prima com dezoito anos, que foi presa por causa de tráfico, e para nós da família foi um choque enorme saber que ela mexia com esse tipo de coisa. Esse caminho não leva a nada. Um outro amigo meu sempre me pergunta se eu não queria fumar com ele, me diz que é a melhor coisa que eu tenho a fazer. Para eles, pode até ser a melhor coisa, mas para mim é q pior, porque o nome já diz que isso é uma “droga”, e acaba com as nossas vidas. Só quando perceber que não têm dinheiro, aí, eles começam a roubar.

Nº168

Título: Drogas e violência, como acabar?

Eu convivia na sala de aula com uma pessoa que usava droga. Essa pessoa sofria de mais, dava para ver no olhar.
Ele sentava e ficava contando sua história, contou que ele não conseguia mais ficar sem a droga, ele já estava ficando dependente da droga, ele chegou a roubar um celular para comprar droga, e isso deu um “rolo” pra ele...
Seus pais não estão aguentando mais, para ele não sair mais durante a noite, seus pais o davam cigarro, para ver se ele saía desse caminho.
Todos os colegas da sala pediam para ele parar, e ele sempre falava que não queria, que estava boa aquela vida e continuou a se drogar. Tinha alguns colegas que queriam ajudá-lo, mas outros só queriam fazem ele se “ferrar” mesmo.
Ele não estava nem aí para a sua vida, brigava na escola, fazia o que queria. E tudo isso, por causa da droga.
Como podemos fazer isso acabar? Assistindo palestras, ir à clínicas especializadas, pedir ajuda a alguma pessoa.
Não é só com ele que acontece, tem vários adolescentes que estão nesse caminho das drogas. Pode ser com adolescente, jovem e adulto, estão sempre deixando para trás uma vida bela.
Alguns que são casados e resolvem experimentar, acabam trocando a família pelas drogas, bebida, e violência, mas para acabar com isso, eles devem fazer palestras pelo Brasil, assim podem livrar-se várias pessoas.

Nº169

Título: O mundo das drogas em nossa sociedade

Em nossa sociedade, deparamo-nos a cada dia com o aumento das rogas e da violência, e isso engloba principalmente os jovens, que a cada dia têm se envolvido mais com as drogas e consequentemente com a violência.
Eu fico impressionada como um jovem pode acabar com sua vida, quando começa a consumir as drogas. Eu, graças a Deus, vim de uma família que prioriza os valores, por isso nunca me envolvi com drogas, mas eu já convivi com pessoas drogadas e confesso que é muito triste ver como a pessoa vai se autodestruindo, pois além de tudo, as drogas geram de uma forma geral, a violência.
Se pudesse, eu queria acabar de vez com as drogas e a violência, pois as drogas e a violência só trazem tristeza, dor e sofrimento, não só para quem consome, mas para a família, os amigos e as pessoas que convivem com ela.
As pessoas que usam drogas em geral, na hora que consomem, acham que vão se tornar as pessoas mais legais do mundo e que todos vão achar que eles são pessoas melhores, mas as coisas não são bem assim, pois de um tempo consumindo drogas, a pessoa além de se tornar violenta, ainda pode adquirir muitas doenças graves, que podem levar à morte.
Eu espero que um dia as pessoas que eu conheço que são usuárias de drogas, possam sair bem desse mundo que só trará sofrimento. Quero de uma forma geral que esse mundo mude, e que a cada dia, o lugar onde vivo em sociedade, assim como todo o mundo, seja um lugar com paz e fraternidade.

Nº170

Eu tenho quatorze anos e moro em uma cidade pequena. Mas nessa cidade há vários casos de violência e uso de drogas.
Na minha família tem casos de uso de drogas. Eu tenho um primo de dezesseis anos, e ele já foi preso duas vezes por usar e traficar drogas.
Se usarmos drogas (bebida alcoólica, cigarro, e drogas como êxtase, maconha, crack...) vamos ficar viciados e vamos querer usar sempre. E com isso ficaríamos violentos.
· Uma pessoa drogada é capaz de destruir sua vida, sua família...;
· É muito raro quando uma pessoa consegue se recuperar;
· Eu e minha família torcemos para o meu primo sair dessa vida e se recuperar. E iremos ajuda-lo no que for preciso.
Também tenho vários amigos viciados em drogas, eu dou conselho para eles, mas eles nunca me ouvem.
Uma pessoa que tem instrução de seus pais não entram nessa “roubada” e é graças aos meus pais que eu nunca vou usar drogas, nem brigar e nem matar ninguém!

Nº171

Título: Por toda parte, as drogas e a violência estão presentes

Uma das drogas que aparentemente é “inofensiva”, mas que faz um grande estrago físico e psicológico é o cigarro. Muitos dizem que o cigarro não é uma droga e não faz mal nenhum, mas em muitos casos o cigarro destrói vidas.
Quando eu tinha cinco anos, meu pai morreu vítima de um câncer no pulmão, depois de algum tempo em tratamentos e internações. No começo tudo era muito normal pra mim e naquela época eu nem entendia direito qual foi a causa da sua morte. Só alguns anos depois que eu fui entender o que uma coisa tão pequena e aparentemente inofensiva é capaz de fazer com uma vida, e depois daquele momento, eu tive a certeza que uma das coisas que eu NUNCA faria, seria colocar um cigarro na boca.
A partir de drogas, não só como o cigarro, mas também como o álcool, cocaína, êxtase, entre outros..., surge a violência, que na minha opinião é apenas a consequência de um ato praticamente sem volta... A redenção para o mundo do tráfico.
Na minha família ainda existem alguns fumantes: minha mãe e meu irmão, por exemplo. Eu pretendo fazer a diferença na minha casa, para a partir daí fazer a diferença ao meu redor. Não sei se eu vou conseguir “convencer” alguém de que com o cigarro você apenas está encomendando a sua morte aos poucos antes da hora, mas pelo menos eu tenho consciência de que longe do cigarro e de outras drogas, o meu futuro não está comprometido com um caminho quase irreversível.



Nº172

Eu nunca usei drogas, mas já ouvi muitas pessoas que usaram e falaram sobre ela. Sempre pergunto, “Qual é a sensação?”, “Quais suas atitudes?”, e sempre me responderam: “Nossa cara, você fica muito louco, é uma sensação muito da hora, e tals...”
As drogas hoje em dia, anda se vendendo e se comprando com quem vende e compra chocolate, água, etc., e sem contar que cada dia que se passa as pessoas ficam dependendo dela mais e mais.
Conforme o tempo vai passando, as pessoas vão ficando com sintomas, aparência e hematomas de uma pessoa que utiliza drogas. E todos nós sabemos que uma coisa puxa a outra, seu “amigo” utiliza e oferece pra você, você experimenta uma, duas, três vezes, e quando vê, já está viciado e dependente dela. E com isso você vai ficando uma pessoa violenta, vai perdendo seus “amigos” e seu relacionamento com sua família vai ficando cada vez pior. E hoje em dia, você debater sobre drogas e violência tem ficado uma coisa cada vez mais clara em nossas vidas, as drogas e a violência tem tomado conta de todos.
Mas não devemos permitir que isso aconteça, drogas e violência não tem combinação.

Nº173
Eu, graças a Deus, nunca usei drogas, nem se quer pensei ou tive vontade de usar. Hoje em dia a droga é encontrada com muita facilidade ao nosso redor, logicamente que a única coisa que a droga pode gerar em nosso dia-a-dia é a violência, e ela vem se aumentando cada vez mais de algum tempo pra cá. Podemos perceber isso através de jornais, da TV e até mesmo nas ruas de nossa cidade, nos espanta muito que os mais afetados são jovens e adolescentes, que são os usuários de drogas, como é fácil encontra-los amanhecendo embriagados por aí, jovens que tinham tudo para se darem bem, mas que por uma “burrada”, por acharem bonito e interessante, porque querem ser conhecidos como os que “mandam”, os que “podem tudo”, acabam se afundando aos poucos...

Nº174

Eu já vi muitas pessoas usarem drogas, até o meu irmão usava drogas, porque um colega dele o convenceu a usar drogas, depois ele começou a ficar dependente, e assim, ele começou a roubar junto com o amigo dele. Minha mãe conversava com o meu irmão para que ele parasse de usar drogas e ele parou, mas o amigo dele não, ele ficou devendo muito para os “maconheiros” e não conseguiu pagar, daí então, os “maconheiros” mataram ele, numa noite quando ele passava pelo campo, cortando caminho para chegar em casa, onde os traficantes pegaram ele e fizeram coisas horríveis. No dia seguinte, um homem chamou no portão de casa para contar que o ex colega do meu irmão estava morto, e meu irmão ficou tão triste, que não quis nem ir vê-lo, mas na hora ele falou: “Graças a Deus, eu larguei das drogas”. E depois disto, meu irmão não quis nem saber de drogas.

Nº175

Eu era legal, tinha tudo para ser feliz, uma bela casa, pais que me amavam, colegas e pessoas que gostavam de mim. Mas me envolvi com más companhias e foi aí que tudo começou.
Eu me perdi completamente. Certa noite em uma festa, me ofereceram cigarro, e para não ser diferente, nem ficar de fora, aceitei, e a partir daí não parei mais.
Comecei a beber, a fumar, a me prostituir e com o passar do tempo as coisas foram piorando. Experimentei várias drogas e viciei facilmente, eu estava perdida, e quando abri os olhos era tarde de mais .
Fiz muitas pessoas sofrerem, minha mãe era a que mais chorava, ela não se conformava com o que estava acontecendo comigo. O tempo foi passando e a cada dia eu me perdia mais.
Foi no meu aniversário de dezessete anos que tudo acabou. Eu estava em uma super festa com “a turma”, nessa noite passei completamente dos limites. Bebi muito, usei drogas novas (mais que o de costume), senti meu corpo pesar, meus olhos fecharem, minha mente desapareceu e a última coisa que eu ouvi foi barulho...
Eu não estava mais lá...
“Cigarro, maconha, êxtase, craque, bebidas, prostituições...”
Será que é nisso mesmo que o mundo se rodeia??

(Obra de ficção)

Nº176

Título: A sociedade em meio às drogas e à violência

Hoje em dia, as drogas em geral, desde o álcool ao crack, estão tomando conta do Brasil e do mundo.
É normal você ligar a televisão para assistir ao noticiário e ver um apreendimento de quilos e quilos de maconha, cocaína e outros.
Vemos também traficantes sendo mortos ou presos, usuários morrendo de overdose e poucos conseguindo reabilitar-se.
O pior de tudo são as portas que as drogas abrem para a violência, pois há casos de pessoas que não conseguem pagar a droga, que compram e acabam sendo mortos na frente de suas famílias, em tiroteios entre policiais e traficantes que na maioria das vezes acabam vitimando inocentes.
E as drogas são um assunto complicado de se lidar, pois o usuário torna-se agressivo e fechado, e não pede ajuda, as vezes você tem de perceber e tentar ajudar antes que seja tarde.
Eu ainda tenho a esperança de que um dia, o mundo todo se conscientize e tudo seja diferente. E que as drogas sejam esquecidas e não passem de uma lembrança triste e desagradável.

Nº177

Eu nunca tive nada com drogas graças a Deus, nunca passei por esses vícios, tenho alguns amigos que usam drogas, mas eles lutam para sair e alguns estão à beira da morte, eles nunca ofereceram para nenhum de nós, pois eles não querem que nós entremos também nessa “barra” que eles estão enfrentando.
Ao mesmo tempo, com minha prima, ela se arrepende “os fios do cabelo” por ter entrado nas drogas desde os treze anos, hoje ela tem dezessete anos, mas ainda não conseguiu sair das drogas. Ela sempre pede ajuda, nossa família já tentou colocar ela em uma clínica, mas ela fugiu e ela sempre está roubando para sustentar seu vício, e ela sempre espanca seu padrasto e sua mãe, já que eles são de idade, a única coisa que eles podem fazer é chamar a polícia, mas hoje em dia isso não adianta mais e não tem como prender ela, pois ela ainda nem é maior de idade. Sinto muita pena de meus tios e espero que ninguém sofra como eles sofrem.

Nº178

As drogas são uma coisa muito ruim, que acabam afetando a todos nós, embora não usemos. O cigarro é uma droga, a pinga é uma droga, e em uma família é difícil não ter uma pessoa que usa, um exemplo que sempre tem é um fumante, eu fumo há quatro anos, minha mãe fuma, meu pai fuma, o cigarro é um vício que é muito difícil de deixar, mas é fácil começar. Quando se é viciado no tabaco, não tem como parar, a não ser que tenha muita força de vontade, e Deus no coração, pois apenas Deus é capaz de tirar o vício de alguém. Eu já tentei parar de fumar, mas não consigo, o cigarro já faz parte da minha vida. Eu acordo, tomo café e já me dá vontade de fumar, as vezes eu acabo me distraindo e a vontade passa, mas depois me dá uma dor de cabeça, e eu tenho que tomar logo de uma vez dois comprimidos de diclofenaco.
Eu vou contar a história do meu tio, ele era viciado na pinga. Nos finais de semana ele saía de casa e ia para o bar, lá ele tomava tudo o que podia e um pouco mais, quando ele chegava na casa era um “Deus nos acuda”, pois ele quebrava mesa, copo, prato, etc... Depois queria bater na minha tia, então eu e o meu primo o pegávamos para o acalmar, mas não tinha jeito, tivemos que amarrar ele na cama, e daí o maior “baile” para amarra-lo, depois de quebrar tudo, aprontar muito, dormia amarrado e acordava no outro dia tremendo, babando, parecia que estava morrendo, e daí tinha que arrumar carro, o levar ao hospital... Ele era medicado, o deixavam internado por dois ou três dias em observação, depois ele saía do hospital e ia trabalhar, mas no fim de semana, começava tudo de novo, bebia, quebrava tudo, ia pro hospital... e assim sucessivamente. Mas isso até que um dia, minha avó o convidou pra ir à Igreja, e ele foi. Durante o culto ela pediu para que todos orassem por ele, para que Deus tirasse o vício dele, e hoje ele é batizado na Igreja e cristão fiel, não falta a nenhum culto. Mas a vida que ele levava ainda o reservou muitas consequências, uma delas foi que a filha dele ficou com um trauma muito grande por causa dele quebrar tudo, bater na mulher... Mas hoje, graças a Deus, a filha dele está curada, tem muita saúde e ficou com apenas com uma seqüela, os nervos de dois dedos encolheram, e ela não os pode mexer, porém graças a Deus, é uma menina bonita, inteligente, uma bonequinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário