quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Redações 19/08

Nº179

A violência e as drogas estão cada vez mais freqüentes em cada lugar que vamos. Ouvimos falar sobre casos com isso. Há muitas famílias que sofrem a violência, mas também há famílias que causam a violência. A violência está em todo lugar e, muitas vezes, até mesmo presente em nossas vidas. Todo dia se ouve no noticiário casos de violência, há violência de todo tipo, com crianças, com jovens, adultos e velhos.
As drogas causam muitos desastres, muitas pessoas usam apenas para experimentar, mas acabam incluindo isso em suas vidas, quando vêem, já é tarde e não conseguem parar, usar drogas se torna um vício. Muitas pessoas que se viciam não têm dinheiro para comprar as drogas e acabam roubando, matando, acabam causando muito mal. Muitas pessoas também sofrem violência por usar drogas, acabam comprando drogas e sem dinheiro para pagar, acabam sendo assassinados.
Eu, graças a Deus, nunca me envolvi com drogas e nem com nenhum tipo de violência, mas só de ouvir falar já é terrível, presenciei muitas brigas na escola, muitas discriminações. A vida seria bem melhor se não existissem drogas nem violência, as drogas mais frequentes são as bebidas alcoólicas, que causam muitos acidentes, muitas brigas, muitas mortes. Muitas pessoas são excluídas por usar bebidas alcoólicas. A principal causa de alguém usar drogas é conviver com outro alguém que também use drogas. A pessoa é fruto do lugar onde vive, ou seja, o ambiente onde ela vive influencia o seu comportamento, se uma pessoa vive num ambiente calmo, sem violência, sem drogas, ela é uma pessoa calma, que não pratica violência nem usa drogas, mas se uma pessoa vive num lugar onde a violência e o uso de drogas estão presentes, ela será uma pessoa violenta que usa drogas.

Nº180

Bom, eu acho que usar drogas é a pior coisa que existe no mundo, que as drogas ao invés de ajudar as pessoas, apenas acabam com elas, pois as pessoas pegam vícios que podem levar á morte, não ficam sem beber ou sem fumar nem um minuto. A vida dessa pessoas que tem o vício deve ser cruel, provavelmente essas pessoas são sofridas, incapazes de ganhar o seu próprio sustento. Acho que essas pessoas fariam qualquer coisa para conseguir satisfazer o seu vício, como: matar, roubar, se prostituir, e somente Deus pode livrar essas pessoas, com naquele ditado “Deus liberta, restaura, transforma, e põe em lugar de destaque”. É só ter fé que consegue ser liberto de qualquer vício.
E a violência não deveria existir, pois ela só prejudica o ser humano, só faz as pessoas se distanciarem cada vez mais de Deus. Ela nunca deveria existir mesmo, pois está escrito na Bíblia que “devemos amar uns aos outros, mesmo o seu inimigo, os ame como a ti mesmo”. Ao invés de xingar as pessoas, porque não fala mais de Deus para elas?
Se alguém der um tapa na sua cara, não dê outro, ofereça o outro lado, mostre que você é contra a violência, demonstre o seu valor, não desista, uma pessoa pode mudar uma nação, num simples agir, creia, basta ter confiança.

Nº181

Eu já imaginei algumas vezes, com era a maconha, mas com o passar do tempo eu fui vendo que essas coisas são ruins e fazem mal para nós. Eu tenho alguns colegas que fumam e um deles fala para mim não colocar isso na boca, ele me disse um dia que sabia bem o que era amor, falava sobre a sua infância, uma mistura de ódio sofrimento e dor, de como era humilhante ir para a escola, usando a roupa dada de esmola, e ter um pai inútil digno de pena, mais um bêbado, era sempre a mesma coisa, todo dia igual, sem feliz aniversário, páscoa, natal.
Longe do caderno, bem depois, a primeira mulher é um 22, ele prestou vestibular num assalto a ônibus e em uma agência bancária se formou ladrão.

Nº182

Bom, tenho muito para falar sobre esse assunto. Há nove anos atrás, conheci um cara e me apaixonei por ele, mas nunca imaginei que ele fosse passar a usar drogas.
Depois de sete meses de namoro, já estava completamente apaixonada por ele, descobri então que estava usando maconha, mas em pouco tempo ele começou também na cocaína e no crack. Daí foi ficando mais difícil, porque eu não conseguia terminar o namoro, afinal eu gostava muito dele.
Então resolvemos ir morar juntos, ele era muito trabalhador, mas o que estragava era a maldita droga. Depois de um certo tempo passamos a brigar muito, ele foi ficando violento comigo, mas nessa altura já estava grávida.
Hoje não gosto nem de lembrar desses horrorosos momentos e só tenho a falar e aconselhar principalmente os jovens, porque uma pessoa viciada, além dela se tornar violenta, ela muda completamente, muitos perdem o censo da vida, não tomam banho, saem para roubar e as vezes até matam para conseguir o dinheiro para comprar a droga.
Geralmente o viciado em drogas além de perder o censo, também perde a vergonha, conheço muitas pessoas que são viciadas, tanto homem quanto mulher. Tem meninas de quinze anos que até se prostituem para usar drogas. Tenho pena, converso bastante com essas pessoas que eu sei que usam, mas elas acabam tirando “sarro” da minha cara.
Tenho muito dó, porque sei que é um caminho sem volta, sei também que viciados são capazes de tudo para conseguir drogas.
Tenho cinco filhos, peço muito a Deus por eles, aconselho bastante e falo a eles que dessas pessoas que estão em uma prisão, de 100%, 85% são usuários de drogas.
Drogas, Baaahhh!

Nº183

Bom, eu nunca usei drogas, e nem pretendia usar, pois as drogas ajudam na hora que a gente precisa, mas também causam doenças, e chegam a levar à morte.
É pela droga que a violência está cada vez mais sendo um dos casos mais terríveis na nossa sociedade.
As drogas deixam a gente louco, ou seja, não sabendo o que está fazendo, fazer qualquer loucura como: bater em namoradas, matar pessoas e até acabar se matando. A pessoa que usa a primeira vez gosta, depois de um tempo, essa pessoa vai querer se livrar dela, mas não conseguirá, pois a droga já tomou conta de sua vida, ele já é viciado nela.
Para mim, droga é uma ilusão, todas as pessoas que usam estão se iludindo com ela. A cada vez que a pessoa usa, está mais viciada.
E é pela droga que as pessoas acabam brigando, como por exemplo: se uma pessoa vende droga para uma outra pessoa, e ela não o paga, então essa pessoa que vendeu vai atrás do devedor e chega até a matá-lo.
Antes a droga seria como remédio, hoje não, a droga é usada para tudo. Eu queria saber o porquê que existem drogas. Essa dúvida, creio que muitos têm. As pessoas que são usuários de drogas não amam a sua família, nem o lar onde mora, não dá valor aos seus pais, que lhe cuidaram e deram todo o apoio até ele ficar mais velho, e então ele decepciona seus pais, usando a droga e acaba por fazer coisas erradas até com os pais.
Não diga que sua vida é uma droga, porque a droga nunca lhe dará uma vida. Droga, caia fora ou seus planos irão por água abaixo.

Nº184

No mundo, as pessoas caem no vício das drogas e na violência, mas eles não sabem que as drogas mais tarde podem trazer sérias consequências para a vida deles, podendo até acabar com ela.
Através das drogas, as pessoas também acabam indo para o caminho da violência, porque muitas pessoas chegam a agredir os outros por causa dela, e também roubam para poder sustentar o vício.
Na vida nós encontramos pessoas que pensamos que podemos confiar, mas no entanto, podem nos enganar, porque tem pessoas que tem o vício das drogas e acabam insistindo que nós também façamos parte daquela vida que só leva para a perdição, que chega a acabar com nós mesmos.
Eu poderia ter a pior vida que for, mas eu não teria coragem de tirar a vida de ninguém por causa de droga, porque pra mim não tem nenhum, e também não dou e nem daria conselho para ninguém usar.

Nº185

Título: Em que mundo nós vivemos

Hoje em dia, os adolescentes estão se perdendo no mundo das drogas e da violência, e o que os leva a isso muitas vezes são problemas familiares, como separação dos pais, brigas entre irmãos, e também as más companhias.
Perto de casa, teve um rapaz que foi morto a facadas por dívida de drogas. Eu tenho um primo que está viciado em drogas, ele não mora aqui, mas começou a usar drogas depois da separação dos pais, agora rouba a própria família, e já até tentaram ajudar ele, mas é impossível, pois já está dependente.
A violência, muitas vezes começa por causa das bebidas e das drogas. Eu penso que isso nunca leva a nada, a não ser morte e cadeia, acabando por prejudicar a si mesmo e perdendo a própria vida. Eu nunca fui de sair muito, muito menos de consumir bebida alcoólica, mas tem que ser forte e ter consciência de que o mundo está “feio” e assim, não se prejudicar.

Nº189

Eu tinha tudo para ser uma pessoa drogada. Na vila onde eu moro, meus amigos e eu, nós éramos todos da mesma idade, crescemos brincando juntos, até que um dia, um de meus amigos começou a seguir outro caminho, o caminho das drogas. Ele começou a se viciar e resolveu chamar outro amigo, e mais outro, e outro, e assim foi indo, até que eles me chamaram pra ir junto deles, mas eu nunca fui bobo de seguir o mesmo caminho deles, porque eu sabia que as pessoas que escolhem seguir esta vida, só podem ter um desses dois finais: cadeia ou cemitério. Muitas e muitas vezes eu via eles fumando na frente de minha casa, e eu nunca tive curiosidade de experimentar. Chegou um certo tempo, que eles não tinham mais dinheiro para comprar droga e foi ali que eles começaram a roubar a própria mãe e os meus vizinhos, e eles brigavam muito por causa da droga.
Pois veja hoje, com que está a minha vila, um dos meus amigos morreu e outros dois foram presos, dois estão ainda na mesma vida fumando, e apenas eu e mais três que nos salvamos, se nós fossemos pela cabeça deles, nós estaríamos aí também, presos ou mortos. Resumindo, o mais velho desta história, tinha apenas 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário